sexta-feira, 8 de novembro de 2013

CIÊNCIAS - O LIXO NO MEIO AMBIENTE

COLÉGIO MUNICIPAL WOLFANGO FERREIRA
NOME: ________________________________DATA: ___/___/___

O LIXO NO MEIO AMBIENTE

COLETA SELETIVA DO LIXO

Somos um país que desperdiça muitos materiais que poderiam ser reaproveitados. Temos indústrias que dominam técnicas de reutilização de papel, papelão, plástico, alumínio, vidro, embalagens de papelão com alumínio por dentro, convertendo esses produtos em matéria prima.
Precisamos ter consciência do que o lixo representa em nossa vida, e de quanto o lixo não-tratado constitui agressão ao ambiente. Podemos fazer a seleção do lixo em nossa própria casa, doando ou vendendo o que pode ser reciclado ou reaproveitado. Além de diminuir a quantidade de resíduos nos depósitos de lixo, que interferem no ambiente, o reaproveitamento e a reciclagem representam economia, gerando empregos e renda para países em desenvolvimento como o nosso. Devemos também pensar que as atuais reservas naturais de muitos irão se esgotar brevemente (como o cobre); e que outros tem alto custo de obtenção.
Se separarmos os vários tipos de materiais que vão para o lixo (papel, vidro, metal, orgânico e plástico), facilitamos o reaproveitamento. Em várias cidades já foram instalados Postos de Entrega Voluntária de lixo (por exemplo, Curitiba), em lugares para onde a população pode levar os materiais previamente separados (em geral, são latões ou caçambas de cores diferentes para cada tipo de material.
  
ATERRO SANITÁRIO

            Como é feito um aterro sanitário:
- cavam-se grandes e profundos buracos em áreas distantes dos mananciais de água;
- o lixo é jogado nesses buracos, compactado, lançando-se sobre ele uma camada de terra; sobre essa camada de terra joga-se outra de lixo, comprime-se e assim por diante, até completar o buraco;
- depois do aterro pronto, coloca-se sobre ele uma camada de pedra; pode-se aproveitar esse espaço para construir áreas de lazer.
            No aterro sanitário o lixo não fica exposto, o que diminui o risco de doenças; mas a decomposição desse lixo produz gases. Para prevenir riscos de explosão, colocam-se em vários pontos tubos verticais, de maneira que o gás possa sair. Esse gás pode ser reaproveitado como combustível. Nesse caso, é encaminhado para reservatórios (gasômetros).


INCINERAÇÃO DO LIXO
           
            Incineração é a queima do lixo. A queima do lixo deve ser feita em incineradores, para não poluir o ar. A incineração é usada principalmente para os resíduos hospitalares, animais mortos e alimentos contaminados.
            O calor resultante dessa queima pode ser aproveitado para aquecimento de água, de caldeiras industriais e produção de energia elétrica. Em alguns países frios é usado para aquecimento de residências.
            O custo da instalação de um incinerador é alto. Além disso, é preciso manutenção permanente porque, quando fica mal regulado, libera fuligem, causando poluição.

LIXÃO OU VAZADOURO

Na maioria das cidades brasileiras, o lixo é depositado a céu aberto, em terrenos que ficam longe das residências, conhecidos por lixões. Essa forma de depositar o lixo é inadequada, pois causa problemas de saúde, contaminação do solo e da água. Animais que circulam nesses lixões (ratos, porcos, insetos) podem transmitir doenças.
            Os catadores, pessoas que trabalham recolhendo determinados tipos de lixo (caixas de papelão, garrafas, latas de bebidas etc.) expõem-se a varias formas de contaminação.
            A decomposição desse lixo produz um liquido, conhecido por chorume, que pode conter substâncias tóxicas e patogênicas (causadoras de doenças). Quando chove, o chorume é levado pelas enxurradas, podendo contaminar rios e lagos e até mesmo poços cuja água é utilizada para beber e fazer comida.


Þ Aplicando os seus conhecimentos sobre Meio Ambiente:

1)- Após a coleta onde deve ser colocado o lixo? 

2)- O que deve ser feito com o lixo onde não há coleta? 

3)- O que você entende por reciclagem? 

4)- Que materiais podem ser reciclados? 

5)- Por que o lixão é uma forma imprópria para depositar o lixo? 

6)- O que acontece com o chorume em dias de chuva? 

7)- Quais são os benefícios da reciclagem e do reaproveitamento do lixo? 

8)- Em que situações o processo de incineração do lixo é utilizado? 

9)- Os profissionais do caminhão da limpeza pública e catadores se expõem a várias formas de contaminação e acidentes no momento da coleta e seleção do lixo. Que medidas devem ser tomadas para evitar isso? 

10)- Durante a incineração do lixo, como o valor pode ser utilizado? 


Nenhum comentário:

Postar um comentário