COLÉGIO
MUNICIPAL WOLFANGO FERREIRA
NOME:
________________________________DATA: ___/___/___
O LOBO E O CORDEIRO
(Monteiro Lobato)
Estava
o cordeiro a beber água num córrego, quando apareceu um lobo esfomeado, de
horrendo aspecto.
─ Que
desaforo e esse de turvar a água que venho beber? ─ disse o monstro,
arreganhando os dentes. ─ Espere que vou castigar tamanha má-criação!
O
cordeirinho trêmulo de medo, respondeu com inocência:
─ Como
posso turvar a água que o senhor vai beber se ela corre do senhor para mim?
Era
verdade aquilo e o lobo atrapalhou-se com a resposta, mas não deu o rabo a
torcer.
─ Alem
disso ─ inventou ele ─ sei que você andou falando mal de mim no ano passado.
─ Como
poderia falar mal do senhor o ano passado, se nasci este ano? Novamente confundido
pela voz da inocência, o lobo insistiu:
─ Se
não foi você foi seu irmão mais velho, o que da no mesmo.
─ Como
poderia ser seu irmão mais velho, se sou filho único?
O lobo,
furioso, vendo que com razões claras não venceria o pobrezinho, veio com razão
de lobo faminto:
─ Pois
se não foi seu irmão, foi seu pai ou seu avo! E ... nhoque ─ sangrou-o no pescoço.
Contra a
força não há argumentos.
1)-
O texto que você acabou de ler:
( ) é uma crônica em que o autor trata de um
assunto do dia-a-dia.
( ) é uma fábula, isto é, uma pequena história
com um ensinamento moral.
( ) é uma página de diário, isto é um caderno
onde a pessoa anota, diariamente, fatos, opiniões, sentimentos, etc. que ela
considera importantes em sua vida.
2)- Quais são as personagens
do texto?
__________________________________________________
3)- Onde essa historia
acontece?
_______________________________________________________
4)- O lobo e o cordeiro,
sendo animais, são personagens do texto porque:
( ) antigamente os animais falavam.
|
( ) o texto fala sobre eles.
|
( ) na historia, eles agem, falam e
raciocinam como se fossem pessoas.
|
5)- O autor caracteriza o
lobo como:
( ) um animal de aspecto horrível, cruel,
ruim.
|
(
) um animal muito faminto, apenas.
|
( ) como um animal carnívoro e que, portanto,
se alimenta de outros animais.
6)- O autor caracteriza o
cordeiro como:
( ) um animal inocente, que se defende com
respostas e argumentos justos.
( ) um animal desaforado, que não sabe
respeitar os outros.
( ) como um animal fofoqueiro, que gostava de
falar mal da vida dos outros.
7)- As respostas e os
argumentos que o cordeiro apresentou ao lobo:
( ) eram sem fundamento.
|
( ) foram respostas com fundamento, justas.
|
( ) eram respostas que o lobo não conseguia
entender.
8)- Observando as respostas
que o cordeiro deu ao lobo, podemos perceber que ele tratou bem ao lobo. Que
palavra aparece repetida nas respostas do cordeiro, provando esse bom
tratamento?
___________________________________________________________________________________
9)- O lobo e o cordeiro foram
ao mesmo córrego. Com que finalidade (motivo) cada um se dirigiu para lá?
________________________________________________________________________________
10)- No
final da historia, quando o cordeirinho foi devorado pelo lobo, o autor quis
sugerir que:
( ) a força sempre vence a razão.
|
( )
podemos explorar os mais fracos.
|
( ) nem sempre quem tem razão vence uma
disputa.
Resposta
ResponderExcluirNão tem a respista no site
ResponderExcluir
ResponderExcluirGABARITO
Questão
1 b
2 o lobo e o cordeiro
3 b
4 b
5 como um animal inocente e medroso.
6 b
7 Ele usou a palavra “senhor” que demonstra referência e respeito
8 Para matar a sede
9 B
10 Resposta pessoal. Deve conter explicações coerentes sobre o fato de que quem não quer ser convencido, não existem razões que o convençam.
Jbgyg
ResponderExcluirI😘💖💛🌹😫😫😫🌹🌹🌹😫🌹