terça-feira, 12 de novembro de 2013

LÍNGUA PORTUGUESA - O LOBO E O CORDEIRO

COLÉGIO MUNICIPAL WOLFANGO FERREIRA
NOME: ________________________________DATA: ___/___/___


O LOBO E O CORDEIRO
(Monteiro Lobato)

Estava o cordeiro a beber água num córrego, quando apareceu um lobo esfomeado, de horrendo aspecto.
─ Que desaforo e esse de turvar a água que venho beber? ─ disse o monstro, arreganhando os dentes. ─ Espere que vou castigar tamanha má-criação!
O cordeirinho trêmulo de medo, respondeu com inocência:
─ Como posso turvar a água que o senhor vai beber se ela corre do senhor para mim?
Era verdade aquilo e o lobo atrapalhou-se com a resposta, mas não deu o rabo a torcer.
─ Alem disso ─ inventou ele ─ sei que você andou falando mal de mim no ano passado.
─ Como poderia falar mal do senhor o ano passado, se nasci este ano? Novamente confundido pela voz da inocência, o lobo insistiu:
─ Se não foi você foi seu irmão mais velho, o que da no mesmo.
─ Como poderia ser seu irmão mais velho, se sou filho único?
O lobo, furioso, vendo que com razões claras não venceria o pobrezinho, veio com razão de lobo faminto:
─ Pois se não foi seu irmão, foi seu pai ou seu avo! E ...  nhoque ─ sangrou-o no pescoço.
Contra a força não há argumentos.

1)-  O texto que você acabou de ler:
(   ) é uma crônica em que o autor trata de um assunto do dia-a-dia.
(   ) é uma fábula, isto é, uma pequena história com um ensinamento moral.
(   ) é uma página de diário, isto é um caderno onde a pessoa anota, diariamente, fatos, opiniões, sentimentos, etc. que ela considera importantes em sua vida.

2)- Quais são as personagens do texto?
__________________________________________________

3)- Onde essa historia acontece? 
_______________________________________________________

4)- O lobo e o cordeiro, sendo animais, são personagens do texto porque:
(   ) antigamente os animais falavam.
(   ) o texto fala sobre eles.
(   ) na historia, eles agem, falam e raciocinam como se fossem pessoas.

5)- O autor caracteriza o lobo como:
(   ) um animal de aspecto horrível, cruel, ruim.
(   ) um animal muito faminto, apenas.
(   ) como um animal carnívoro e que, portanto, se alimenta de outros animais.

6)- O autor caracteriza o cordeiro como:
(   ) um animal inocente, que se defende com respostas e argumentos justos.
(   ) um animal desaforado, que não sabe respeitar os outros.
(   ) como um animal fofoqueiro, que gostava de falar mal da vida dos outros.

7)- As respostas e os argumentos que o cordeiro apresentou ao lobo:
(   ) eram sem fundamento.
(   ) foram respostas com fundamento, justas.
(   ) eram respostas que o lobo não conseguia entender.

8)- Observando as respostas que o cordeiro deu ao lobo, podemos perceber que ele tratou bem ao lobo. Que palavra aparece repetida nas respostas do cordeiro, provando esse bom tratamento?
___________________________________________________________________________________

9)- O lobo e o cordeiro foram ao mesmo córrego. Com que finalidade (motivo) cada um se dirigiu para lá?
 ________________________________________________________________________________

10)- No final da historia, quando o cordeirinho foi devorado pelo lobo, o autor quis sugerir que:
(   ) a força sempre vence a razão.
(   ) podemos explorar os mais fracos.

(   ) nem sempre quem tem razão vence uma disputa.

4 comentários:


  1. GABARITO
    Questão
    1 b
    2 o lobo e o cordeiro
    3 b
    4 b
    5 como um animal inocente e medroso.
    6 b
    7 Ele usou a palavra “senhor” que demonstra referência e respeito
    8 Para matar a sede
    9 B
    10 Resposta pessoal. Deve conter explicações coerentes sobre o fato de que quem não quer ser convencido, não existem razões que o convençam.

    ResponderExcluir
  2. Jbgyg
    I😘💖💛🌹😫😫😫🌹🌹🌹😫🌹

    ResponderExcluir