sexta-feira, 8 de novembro de 2013

LÍNGUA PORTUGUESA - A DISCIPLINA DO AMOR

C. M. WOLFANGO FERREIRA
NOME: _______________________________________________
TURMA:  _________    DATA: ___/___/___


A DISCIPLINA DO AMOR


        Foi na França, durante a Segunda Grande Guerra; um jovem tinha um cachorro que todos os dias, pontualmente, ia esperá-lo voltar do trabalho.
Postava-se na esquina, um pouco antes das seis da tarde. Assim que via o dono, ia correndo ao seu encontro e, na maior alegria, acompanhava-o com seu passinho saltitante de volta a casa. A vila inteira já conhecia o cachorro e as pessoas que passavam faziam-lhe festinhas e ele correspondia, chegava a correr todo animado atrás dos íntimos. Para logo voltar atento ao seu posto e ali ficar sentado até o momento em que seu dono apontava lá longe.
      Mas eu avisei que o tempo era de guerra, o jovem foi convocado. Pensa que o cachorro deixou de esperá-lo? Continuou a ir diariamente até a esquina, fixo o olhar ansioso naquele único ponto, a orelha em pé, atenta ao menor  ruído que pudesse indicar a presença do dono bem-amado. Assim que anoitecia, ele voltava para casa e levava a sua vida normal de cachorro a´te chegar o dia seguinte. Então, disciplinadamente, como se tivesse um relógio preso à pata, voltava ao seu posto de espera.
      O jovem morreu num bombardeio, mas no pequeno coração do cachorro não morreu a esperança. Quiseram prende-lo, distraí-lo. Tudo em vão. Quando ia chegando aquela hora ele disparava para o compromisso  assumido todos os dias. Todos os dias.
       Com o passar dos anos (a memória dos homens!) as pessoas foram se esquecendo do jovem soldado que não voltou. Casou-se a noiva com um primo. Os familiares voltaram-se para outros familiares. Os amigos, para outros amigos. Só o cachorro, já velhíssimo (era jovem quando o jovem partiu), continuou a esperá-lo na sua esquina. As pessoas estranhavam, mas quem esse cachorro está esperando?... Uma tarde (era inverno) ele lá ficou, o focinho voltado para aquela direção.
                                                                  Lygia Fagundes Telles

1) O texto “A disciplina do Amor” é?
A(  ) Narrativo.                 B (  ) Informativo.                     C (  ) Poesia.

2) Que fato histórico mundial é citado no texto?
A (  ) Descobrimento da América.    
B (  ) A Segunda  Grande Guerra.
C (  ) Descoberta do petróleo. 


3) O que fazia o cachorro diariamente e pontualmente antes das seis horas da tarde?
A (  ) Ia encontrar-se com outro cachorro
B (  )O cachorro esperava seu jantar num restaurante.
C (  ) Ia esperar seu dono voltar do trabalho.

4) O jovem foi convocado para a guerra. O que aconteceu com o cachorro que estava acostumado a esperá-lo todos os dias?
A (  ) Ele continuou esperando pelo dono, no mesmo lugar, à mesma hora.
B (  ) O cachorro foi entregue a um canil.
C (  ) O cachorro avançava em quem passasse.

5)O que aconteceu ao jovem, dono do cachorro, durante a guerra?
A (  ) Arranjou outros amigos e esqueceu do cachorro.
B (  ) O jovem morreu na guerra durante um bombardeio.
C (  ) O jovem foi promovido a coronel.

6) Após a morte do jovem, o que aconteceu ao cachorro?
A (  ) O cachorro morreu imediatamente.
B (  ) O cachorro arranjou outro dono.
C (  ) Continuou esperando pelo dono pontualmente todos os dias.

7) Com o passar dos anos as pessoas foram se esquecendo do jovem soldado que não voltou. Só o cachorro continuou a esperá-lo na esquina. Uma tarde (era inverno) ele lá ficou, o focinho voltado para aquela direção. Isso significa que?
A (  ) O cachorro ficou esperando pelo seu dono até que o dono voltou.
B (  ) A amizade do cachorro com seu dono era pouca.
C (  ) O cachorro morreu ali.

8) A palavra disciplina tem vários sentidos. No texto “ A Disciplina do amor” a palavra disciplina significa?
A (  ) Matéria que se estuda na escola.
B (  ) Ordem, condicionamento, fazer todos os dias.
C (  ) Conjunto de regulamentos de um clube.


9) No último parágrafo a autora usou  frases entre parênteses (  ) . Esses parênteses foram usados para?
A (  ) Dar uma explicação.
B (  ) Mostrar que o que está escrito , está errado.
C (  ) Para enfeitar o texto.

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