C. M. WOLFANGO FERREIRA
NOME:
_______________________________________________
TURMA:
_________ DATA: ___/___/___
A DISCIPLINA DO AMOR
Foi na França, durante a Segunda Grande
Guerra; um jovem tinha um cachorro que todos os dias, pontualmente, ia
esperá-lo voltar do trabalho.
Postava-se
na esquina, um pouco antes das seis da tarde. Assim que via o dono, ia correndo
ao seu encontro e, na maior alegria, acompanhava-o com seu passinho saltitante
de volta a casa. A vila inteira já conhecia o cachorro e as pessoas que
passavam faziam-lhe festinhas e ele correspondia, chegava a correr todo animado
atrás dos íntimos. Para logo voltar atento ao seu posto e ali ficar sentado até
o momento em que seu dono apontava lá longe.
Mas eu avisei que o tempo era de guerra,
o jovem foi convocado. Pensa que o cachorro deixou de esperá-lo? Continuou a ir
diariamente até a esquina, fixo o olhar ansioso naquele único ponto, a orelha
em pé, atenta ao menor ruído que pudesse
indicar a presença do dono bem-amado. Assim que anoitecia, ele voltava para
casa e levava a sua vida normal de cachorro a´te chegar o dia seguinte. Então,
disciplinadamente, como se tivesse um relógio preso à pata, voltava ao seu
posto de espera.
O jovem morreu num bombardeio, mas no
pequeno coração do cachorro não morreu a esperança. Quiseram prende-lo,
distraí-lo. Tudo em vão. Quando ia chegando aquela hora ele disparava para o
compromisso assumido todos os dias.
Todos os dias.
Com o passar dos anos (a memória dos
homens!) as pessoas foram se esquecendo do jovem soldado que não voltou.
Casou-se a noiva com um primo. Os familiares voltaram-se para outros
familiares. Os amigos, para outros amigos. Só o cachorro, já velhíssimo (era
jovem quando o jovem partiu), continuou a esperá-lo na sua esquina. As pessoas
estranhavam, mas quem esse cachorro está esperando?... Uma tarde (era inverno)
ele lá ficou, o focinho voltado para aquela
direção.
Lygia Fagundes Telles
1) O texto “A
disciplina do Amor” é?
A( ) Narrativo. B ( ) Informativo. C ( ) Poesia.
2) Que fato
histórico mundial é citado no texto?
A ( ) Descobrimento da América.
B ( ) A Segunda
Grande Guerra.
C ( ) Descoberta do petróleo.
3) O que fazia o
cachorro diariamente e pontualmente antes das seis horas da tarde?
A ( ) Ia encontrar-se com outro cachorro
B ( )O cachorro esperava seu jantar num
restaurante.
C ( ) Ia esperar seu dono voltar do trabalho.
4) O jovem foi
convocado para a guerra. O que aconteceu com o cachorro que estava acostumado a
esperá-lo todos os dias?
A ( ) Ele continuou esperando pelo dono, no mesmo
lugar, à mesma hora.
B ( ) O cachorro foi entregue a um canil.
C ( ) O cachorro avançava em quem passasse.
5)O que
aconteceu ao jovem, dono do cachorro, durante a guerra?
A ( ) Arranjou outros amigos e esqueceu do
cachorro.
B ( ) O jovem morreu na guerra durante um
bombardeio.
C ( ) O jovem foi promovido a coronel.
6) Após a morte
do jovem, o que aconteceu ao cachorro?
A ( ) O cachorro morreu imediatamente.
B ( ) O cachorro arranjou outro dono.
C ( ) Continuou esperando pelo dono pontualmente
todos os dias.
7) Com o passar
dos anos as pessoas foram se esquecendo do jovem soldado que não voltou. Só o
cachorro continuou a esperá-lo na esquina. Uma tarde (era inverno) ele lá
ficou, o focinho voltado para aquela direção. Isso significa que?
A ( ) O cachorro ficou esperando pelo seu dono
até que o dono voltou.
B ( ) A amizade do cachorro com seu dono era
pouca.
C ( ) O cachorro morreu ali.
8) A palavra disciplina
tem vários sentidos. No texto “ A Disciplina do amor” a palavra disciplina
significa?
A ( ) Matéria que se estuda na escola.
B ( ) Ordem, condicionamento, fazer todos os
dias.
C ( ) Conjunto de regulamentos de um clube.
9) No último
parágrafo a autora usou frases entre
parênteses ( ) . Esses parênteses foram
usados para?
A ( ) Dar uma explicação.
B ( ) Mostrar que o que está escrito , está
errado.
C ( ) Para enfeitar o texto.
Oi
ResponderExcluir