terça-feira, 12 de novembro de 2013

LÍNGUA PORTUGUESA - PRONOMES CASO RETO E OBLÍQUO

COLÉGIO MUNICIPAL WOLFANGO FERREIRA
NOME: _____________________________________________


PRONOME PESSOAL DO CASO RETO e
PRONOME PESSOAL DO CASO OBLÍQUO

Pronomes são palavras que substituem os nomes e representam as pessoas do discurso.
O que é discurso? O que são pessoas do discurso?
Discurso é uma situação de comunicação feita por qualquer texto, pequeno ou grande, falado ou escrito. Não importa quantas pessoas ou personagens estejam presentes em um texto; elas serão representadas pelas 3 pessoas do discurso. Para indicar essas 3 pessoas, usamos os pronomes pessoais:


1ª pessoa
EU – indica a pessoa que fala;

2ª pessoa
TU, ELE, VÓS – indica com quem se fala;

3ª pessoa
ELES – indica de quem se fala.

           
CASO RETO
CASO OBLÍQUO
1ª pessoa do singular
eu
me, mim, comigo
2ª pessoa do singular
tu
te, ti, contigo
3ª pessoa do singular
ele, ela
o, a, lhe, se, si, consigo
1ª pessoa do plural
nós
nos, conosco
2ª pessoa do plural
vós
vos, convosco
3ª pessoa do plural
eles, elas
os, as, lhes, se, si, consigo


PRATICANDO OS PRONOMES

1)- Destaque os pronomes que aparecerem nas frases abaixo.

a) Eles foram chamados para depor.
b) Traga–me um cafezinho, por favor.
c) Eu quero falar contigo um minuto.
d) Elas irão passear conosco.
e) Encontrei–o fora de si.
f) Curvou–se humildemente para saudar–vos.
g) Nós iremos trazer – te a noticia em primeira mão.

2)- Complete as frases com uma das palavras: eu - tu - elesnós
a)- ___________________ vão se comportar melhor.
b)- ___________________ jogamos todo o campeonato.
c)- ___________________ vieste saber da mudança?
d)- ___________________ não quero brincar com vocês.


3)- Passe as frases para o plural, observando as palavras destacadas:
a)- Ela é minha amiga. _________________________________________
b)- Eu estudo na parte da manhã. _________________________________
c)- Ele esqueceu a caneta na escola.  ______________________________


4)- Sublinhe os pronomes pessoais do caso reto das frases abaixo e indique a pessoa gramatical, conforme modelo:

Eu quero morar com vocês. / Eu: ® 1ª pessoa do singular – a que fala.
a)- Nós queremos muitos irmãos. _________________________________
b)- Eu e tu vamos conversar com eles sobre o assunto. ________________
c)- Vós quereis brincar conosco? ________________________________
d)  Tu vais comigo ao cinema hoje?  _______________________________


5)- Substitua os termos destacados pelo pronome pessoal do caso reto adequado:
a)- Ana e Cláudia vão passear. ___________________ vão ao cinema.
b)  Papai chegou atrasado. ___________________ perdeu o trem.
c) As canetas estão no estojo. ___________________ são pretas.
d)- Aquela mulher é delicada. ___________________ tem muitos amigos.


6)-  Troque a palavra destacada por uma do quadro:

ele - elas - nós - eles

a) Júlio não quer mais um irmão menor. __________________________________
b) Eu e Lúcia temos quatro irmãos.  _____________________________________
c) Juliano, Paulo e Afonso foram ao parque. _______________________________
d) As meninas vieram ver o bebê. _______________________________________

Um comentário: