terça-feira, 12 de novembro de 2013

LÍNGUA PORTUGUESA - COMO SE FOSSE DINHEIRO

C.M. WOLFANGO FERREIRA
NOME: __________________________________________________
DATA: ____/___/____               TURMA: __________
              

COMO SE FOSSE DINHEIRO

  Todos os dias, Catapimba levava dinheiro para a escola para comprar o lanche. Chegava ao bar, comprava um sanduíche e pagava seu Lucas. Mas seu Lucas nunca tinha troco:
       --- Ô, menino, leva uma bala que eu não tenho troco.
            Um dia, Catapimba reclamou de seu Lucas:
       --- Seu Lucas, eu não quero bala, quero meu troco em dinheiro.
       --- Ora, menino, eu não tenho troco. Que é que eu posso fazer?
       --- Ah, eu não sei! Só sei que quero meu troco em dinheiro!
       --- Ora, bala é como se fosse dinheiro, menino! Ora essa...[...]
            Aí, o Catapimba resolveu dar um jeito. No dia seguinte, apareceu com um embrulhão debaixo do braço. Os colegas queriam saber o que era. Catapimba ria e respondia:
       --- Na hora do recreio vocês vão ver...
  E, na hora do recreio, todo mundo viu. Catapimba comprou o seu lanche. Na hora de pagar, abriu o embrulho. E tirou de dentro... uma galinha. Botou a galinha em cima do balcão.
       --- Que é isso, menino? - perguntou seu Lucas.
       ---  É para pagar o sanduíche, seu Lucas. Galinha é como se fosse dinheiro... O senhor pode me dar o troco, por favor?
            Os meninos estavam esperando para ver o que seu Lucas ia fazer.
Seu Lucas ficou um tempão parado, pensando...
Aí, colocou umas moedas no balcão:
       ---  Está aí seu troco, menino!
            E pegou a galinha para acabar com a confusão.
   No dia seguinte, todas as crianças apareceram com embrulhos debaixo do braço.  No recreio, todo mundo foi comprar lanche.  Na hora de pagar...
   Teve gente que queria pagar com raquete de pingue pongue , com papagaio de papel, com vidro de cola, com geleia de jabuticaba...
    E, quando seu Lucas reclamava, a resposta era sempre a mesma:
        ---  Ué, seu Lucas, é como se fosse dinheiro...

                           Ruth Rocha

REGISTRE AS SUAS RESPOSTAS NO CADERNO!


1)-  Responda:
a) - Onde se passa a história?
b) - Quem são as personagens da história?
c) - Qual é o problema da história?
d) - Como o problema foi resolvido?
e) - O narrador participa da história como personagem ou apenas conta os fatos vividos pelas personagens?

2)-  Leia o texto e grife os erros:
Parecia meio furiozo e meio caumo. Disse que axava um perigo criança brincando na rua, porque podia vir um carro. a gente falou que ali quaze nao pasava e ele dice que na avenida tinha um monte.

3)-  Numere os parágrafos do texto.

4)- Pinte de vermelho todos os sinais de pontuação.

5)- Pinte de verde todas as letras iniciais  maiúsculas

6)- Circule de azul todas as acentuações gráficas.

7)- Qual é o personagem principal do texto?

8)- Qual é a autora desse texto?
Que tipo de texto é esse?

9)- Imagine como Catapimba é fisicamente e descreva-o:

10)- O que você achou da solução que Catapimba achou para o seu problema?

11)- Se você se encontrasse com o mesmo problema que Catapimba que solução você teria para resolvê-lo?

12)- Escreva com suas palavras a parte do texto que você achou mais interessante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário