terça-feira, 12 de novembro de 2013

LÍNGUA PORTUGUESA - PRATICANDO OS PRONOMES

COLÉGIO MUNICIPAL WOLFANGO FERREIRA
NOME: __________________________________________ TURMA: ___________

PRATICANDO OS PRONOMES

1)-Troque a palavra destacada por uma do quadro:

ele - elas - nós - eles

a) Júlio não quer mais um irmão menor. __________________________________
b) Eu e Lúcia temos quatro irmãos.  _____________________________________
c) Juliano, Paulo e Afonso foram ao parque. ________________________________
d) As meninas vieram ver o bebê. _______________________________________

2)- Complete as frases com uma das palavras: eu - tu - eles – nós
a)- ___________________ vão se comportar melhor.
b)- ___________________ jogamos todo o campeonato.
c)- ___________________ vieste saber da mudança?
d)- ___________________ não quero brincar com vocês.

3)- Passe as frases para o plural, observando as palavras destacadas:
a)- Ela é minha amiga. _________________________________________
b)- Eu estudo na parte da manhã. _______________________________________
c)- Ele esqueceu a caneta na escola.  ____________________________________

4)- Sublinhe os pronomes pessoais do caso reto das frases abaixo e indique a pessoa gramatical, conforme modelo:
Eu quero morar com vocês. / Eu: ® 1ª pessoa do singular – a que fala.
a)- Nós queremos muitos irmãos. ________________________________________
b)- Eu e tu vamos conversar com eles sobre o assunto. ______________________
c)- Vós quereis brincar conosco? ________________________________________
d)  Tu vais comigo ao cinema hoje?  _____________________________________

5)- Substitua os termos destacados pelo pronome pessoal do caso reto adequado:
a)- Ana e Cláudia vão passear. ___________________ vão ao cinema.
b)  Papai chegou atrasado. ___________________ perdeu o trem.
c) As canetas estão no estojo. ___________________ são pretas.

d)- Aquela mulher é delicada. ___________________ tem muitos amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário