terça-feira, 12 de novembro de 2013

LÍNGUA PORTUGUESA - O BILHETE DE AMOR

COLÉGIO MUNICIPAL WOLFANGO FERREIRA
NOME: _____________________________________ DATA: ___/___/___


O BILHETE DE AMOR
(Elias José)

Logo que colocou os objetos embaixo da carteira, Pitu encontrou o bilhete. Leu, ficou vermelho, colocou no bolso, não mostrou para ninguém. De vez em quando, mordia-lhe uma curiosidade grande, uma vontade de reler para ter certeza. Era uma revelação que ele não estava esperando. Não podia dizer que estivesse achando ruim, pelo contrario... Ele estava com vontade de olhar para trás, para as ultimas carteiras e procurar por uma resposta com o olhar. Era um tímido e não se encorajava. A professora explicava num mapa as regiões do Brasil e ele viajava num rumo diferente. Ainda bem que ela não estava olhando para ele, nem fazendo perguntas, só estava expondo a matéria. Na hora da verificação, acabaria saindo-se mal. Não gostava de ignorar as coisas perguntadas. Só não se saia muito bem quando se tratava de fazer contas de números fracionários. A professora mesma dizia-lhe que em Português e matéria de leitura e entendimento ele se saia bem; mas nos cálculos tinha dificuldades.
Agora estava distante, pensava em poesias românticas, em musica sentimental. Estava meio perdido nos pensamentos confusos. O bilhete queimando no bolso. Uma vontade de rele-lo, palavra por palavra. Interessante, não era um bilhete bem escrito, tinha ate erro de Português - porque a curiosidade? Só ele sabia dele, não foi como no dia do correio-elegante, pai, mãe e seu Francisco do armazém querendo saber, dando palpites. Agora tinha um bilhete e era diferente. Tinha um bilhete que trazia uma declaração de amor e uma assinatura. Trazia mais: trazia um convite para um bate-papo na praça, às duas horas, se ele quisesse namorar de verdade. Marina era bonitinha, ele queria. Falta-lhe jeito de dizer, tinha que escrever um bilhete respondendo, era mais fácil. No intervalo, escreveu o bilhete, fechado no banheiro. Quando ela chegou, a resposta a esperava na carteira.
Quase no fim da aula, ele criou forca e olhou para trás. Marina sorria, confirmando. Ele sorria também. Diversas vezes, ele olhou pra trás e a encontrou olhando. Trocaram sorrisos e olhares. Os dois estavam vivendo uma ternura primeira e não sabiam esconde-la mais. Tanto assim que a professora pediu que ele virasse pra frente, observando o que estava pedindo pra pesquisa do fim de semana. Naquele fim de semana, ele iria pesquisar alguma coisa nova que não tinha experimentado, como alguns outros de sua idade e turma.

1)- O autor do texto nos conta um momento da vida de uma pessoa. Qual é o nome dessa pessoa?
......................................................................................................................................................................


2)-  Como você definiria essa pessoa?
(  ) Um menino estudioso.
(  ) Um menino tímido.
(  ) Uma criança apaixonada.
(  ) Um garoto esperto.

3)- Ao encontrar o bilhete, a personagem realiza duas ações. Quais?
(  ) entrou na classe e colocou os objetos na carteira.
(  ) olhou para trás e procurou uma resposta com o olhar.
(  ) leu e colocou o bilhete no bolso.

4)- Copie a frase em que o autor informa que Pitu pretende guardar segredo do bilhete. ..........................
......................................................................................................................................................................

5)- Quando Pitu encontrou o bilhete? 
..........................................................................................................
......................................................................................................................................................................
6)- Qual foi a reação de Pitu ao ler o bilhete?
 ..............................................................................................
...................................................................................................................................................................


7)- Pitu queria olhar para trás.
a)- Por que? .................................................................................................................................................
b)- Por que não o fez? 
.................................................................................................................................

8)- Após ter lido o bilhete, Pitu não conseguia prestar atenção a aula. Que frase do texto informa isso?
...................................................................................................................................................................
...................................................................................................................................................................

9)- Por que para Pitu esse bilhete tinha um significado especial? ..............................................................
...................................................................................................................................................................


10)- Através das pistas do texto, quem poderia ter mandado o bilhete para Pitu? Por quê? ....................
...................................................................................................................................................................


11)- O que você acha que seria esta revelação que Pitu não estava esperando? ....................................
...................................................................................................................................................................


12)- Além do bilhete, que outras formas as pessoas utilizam para mandar recados? Qual é mais usada?
......................................................................................................................................................................
......................................................................................................................................................................


13)- Em sua sala de aula, esse tipo de comunicação acontece? O que você acha de alunos que trocam bilhete durante a aula? .................................................................................................................................
......................................................................................................................................................................


14)- Você já recebeu algum bilhete? Como foi sua reação? .......................................................................
......................................................................................................................................................................
...................................................................................................................................................................


15)- Pesquise o significado da palavra anônimo e responda: O que é um bilhete anônimo? 
...................................................................................................................................................................


16)- O bilhete que Pitu recebeu é anônimo ou não? Comprove com uma passagem do texto. 
...................................................................................................................................................................


17)- O texto não revela o conteúdo do bilhete. Escreva o que você acha que estava escrito no bilhete. ..
...................................................................................................................................................................
...................................................................................................................................................................
...................................................................................................................................................................



18)- O bilhete como todo tipo de texto tem uma estrutura. Você sabe qual e a estrutura do bilhete? Escreva um bilhete para seu colega de sala. 

3 comentários: